Mendeley parte 5 – exportando sem campos

Quando inserimos alguma referência com o Mendeley no Word o texto inserido fica como um campo único (field) e não pode ser alterado. Pior que isso é que quando submetemos este texto online para uma revista esses campos podem ser apagados.

Para evitar aborrecimentos exporte o texto antes de submeter a um periódico, ou ainda, para fazer os últimos ajustes, exporte o texto sem os campos do Mendeley. 

O processo de exportação é muito simples. Primeiro salve o documento do Word normalmente, depois clique em Suplementos> Export> Without Mendeley Fields:

.

.

Mas lembre-se que depois de exportado não há mais como atualizar as referências inseridas.

.

Vídeo tutorial completo:

.

.

.

Agradecimento: Prof. Bido por colaborar com este post

.

.eguir: @edmar_curitiba

Sobre Edmar Stieven Filho

Médico Ortopedista - Professor de Ortopedia da UFPR - Coordenador da Pós-graduação de Artroscopia e Traumatologia do Esporte da UFPR
Esse post foi publicado em Gerenciadores de Referências, Mendeley e marcado , , , . Guardar link permanente.

15 respostas para Mendeley parte 5 – exportando sem campos

  1. Natalia disse:

    Boa noite, no meu word não aparece o icone de exportar, como faço?

  2. Gabriela Schaefer disse:

    Poxa muito legal!!
    Edmar será que preciso fazer isso em algumas referências minhas então quando todo meu trabalho estiver pronto? Pois algumas referências minhas ficam sem o ponto final, sabe? Principalmente as que tem links de sites acessados..já tentei de várias formas colocar o ponto final na referência e não consigo!
    Outra coisa, toda vez que abro meu word tenho que ir em suplementos e habilitar o mendeley…antes ele abria junto com o word..mas troquei de pc e agora está assim..Já desinstalei e instalei os dois várias vezes e nada…o pluguin tbm já..
    Obrigada.

    • Ola Gabriela…
      Quanto ao ponto final, sim… eu exportaria e corrigiria antes do envio pra revista/publicação…. sempre como a última das últimas tarefas.

      Com relação ao Word, provavelmente vc resolve isso nas opções do word. Aonde vc escolhe o que fica visível ou nao. Se nao conseguir me passa a versão do seu word q vejo os passos.

      Att Edmar

  3. Vanessa disse:

    Enviei uma cópia sem os links para os últimos ajustes. Quando receber a cópia com os ajustes como faço para ajustas as referências com o mendeley novamente? Posso restaurar os links de alguma forma?

    • Ola Vanessa,
      primeiro deixe-me ver se entendi:
      – vc usou o mendeley e exportou o docuemtno sem campos,
      – mandou para algum tipo de correcao,
      – agora quer atualizar as referencias usando o mendeley.

      Se for isso nao eh possivel, uma vez exportado o as referencias se tornam
      textos nao linkados mais ao software.
      A exportacao eh o ultimo passo antes de envio para publicacao.

      att
      edmar

  4. Felipe disse:

    Nao tenho o mendeley na aba suplementos do word.
    Por isso nao acho o item exportar.

    Obrigado pelos tutoriais!

  5. Ana Flora disse:

    Só para agradecer… vou polpar muito tempo com essas dicas!
    Muito bom mesmo!

    • Ola. Comecei o blog no mestrado para compartilhar informacoes com os colegas de pos-graduacao. Nao esperava todos esses acessos… Espero que o blog ajude a economizar o precioso tempo das pessoas que escrvem ciencia no nosso pais …. Att

  6. Pollyana disse:

    Perfeito!! Muito obrigada mesmo e parabéns pela iniciativa e paciência viu?

  7. Pollyana disse:

    Olá, eu to com um problemão. Quando exporto sem campos e salvo o arquivo, simplesmente ele não abre mais. Aparece uma msg de erro do word dizendo que não pode abrir o arquivo. Não sei mais o que faço.

    • isso ainda nao me aconteceu, responda o email que te enviei..
      att
      edmar

      • Ola Pollyana,
        os seu aquivo original esta em ordem e exportando normalmente, tente exportar no formato doc e nao docx que eu acho que vai resolver. Se estiver usando o Office 2010 eh esse o problema, ele ainda eh incompativel com uma serie de coisas e muito inconstante… mas acho que exportando no formato doc resolve… filmei o processo caso tenha duvida (ver aqui)

Deixe um comentário